domingo, 14 de outubro de 2012


Internet pode afetar o cérebro como álcool e cocaína

Uma pesquisa realizada pela universidade Jiao Tong University Medical School da China, revela que pessoas viciadas em internet podem ter alterações no cérebro semelhantes às causadas por drogas

 


O estudo foi publicado no periódico PLoS One, a pesquisa, financiada pela Fundação de Ciências Naturais da China, analisou imagens de cérebro de 17 adolescentes viciados em internet e as comparou com 16 jovens saudáveis. Os resultados mostraram danos nas fibras de massa branca cerebral que conectam regiões envolvidas no processamento das emoções, atenção, tomada de decisão e controle cognitivo. Alterações semelhantes já foram observadas em estudos com pessoas viciadas em álcool e cocaína.


O estudo relacionou, pela primeira vez, o vício pela internet e danos ao cérebro. Os dados mostraram que viciados em internet possuem alterações no cérebro semelhantes às pessoas viciadas em drogas como a maconha e a cocaína.
,Esta descoberta poderá nos ajudar no desenvolvimento de novas abordagens de tratamento. 


Em sua opinião quais medidas familiares e educadores devem tomar em relação à este vicio? 

5 comentários:

Unknown disse...

minha opiniao é!! caracteriza uma pessoa que se tornou viciada em internet e, de modo geral, o que caracteriza uma dependência,
A maioria dos tratamentos envolve afastar o usuário da vida online por meio de atividades com outras pessoas...




Gizelle Faria disse...

Atualmente a internet é utilizada tanto para o aprendizado quanto para o lazer.Ambas são atividades importantes.

É necessário que o tema de vício na internet seja abordado em sala pelos educadores e que os familiares acompanhem o adolescente de modo que consigam separar qual é a conexão para estudo e qual é para o lazer.

A última deverá ser mantida, porém com parcimónia, possibilitando disponibilidade para outros tipos de lazer.

Gizelle.
gizelle.faria@catolica.edu.br

Unknown disse...

Agradeço as participações!
Ao amigo Rogério,gostaria de ressaltar sua opinião concordando com a iniciativa de "envolver" os jovens com atividades não relacionadas com a internet. Somente por meio de uma interação com o jovem e com o seu meio, conseguiremos implementar em seu cotidiano essas praticas.
E a amiga Giselle, gostaria de agradecer e reforçar seu comentário que muito nos auxilia, o nosso tema propõe uma "ajuda" aos jovens dependentes da internet, e este tema urge ser debatido em sala de aula, alem de ser importante a participação dos familiares.
Abraços

Ser Feliz!!! May :* disse...

muito bom o blog... realmente nos leva a pensar sobre o vicio que é quase incontrolável.

Míriam disse...

Oi Madleine,primeiramente, parabéns pelo blog!
Bom, quanto à sua pergunta, acho que agora que já temos consciência desse mal tão recente e contemporâneo, a principal coisa que podemos fazer enquanto pais e professores é prevenir. Oferecer às crianças e adolescentes outras formas de se divertir e se relacionar, pois acredito estar nesses dois pontos a principal causa do vicio.