terça-feira, 9 de outubro de 2012

Como surgiu a internet?


A Internet teve origem no trabalho de uma das mais inovadoras instituições de pesquisa do mundo: a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) do Departamento de Defesa dos EUA. Quando o lançamento do primeiro Sputnik (fins da década de 1950) assustou os centros da alta tecnologia dos EUA, a ARPA empreendeu várias iniciativas ousadas, algumas das quais mudaram a história da tecnologia e anunciaram a chegada da Era da Informação em grande escala.


O sistema tornava a rede independente de centros de comando e controle, para que a mensagem procurasse suas próprias rotas ao logo da rede, sendo remontada para voltar a ter sentido coerente em qualquer ponto da rede. Quando mais tarde a tecnologia digital permitiu o empacotamento de todos os tipos de mensagens, inclusive de som, de imagens e de dados, se criou uma rede que era capaz de comunicar-se sem usar centros de controles.


A primeira rede de computadores que se chamava ARPANET (homenagem ao seu patrocinador) entrou em funcionamento em 1° de setembro de 1969, mas os cientistas começaram a usá-la para suas próprias comunicações, chegando a criar uma rede de mensagens entre entusiastas de ficção científica. A certa altura tornou-se difícil separar a pesquisa voltada para fins militares das comunicações cientificas e das conversas pessoais.

Uma vez privatizada, a Internet não contava com nenhuma autoridade supervisora. Diversas criações durante todo o desenvolvimento da Internet assumiram alguma responsabilidade informal pela coordenação das configurações técnicas e pela corretagem de contratos de atribuição de endereços. Duas empresas, a MINITEL empresa francesa e a ARPANET empresa norte americana foram precursoras da Internet, e eram financiadas pelo estado.
 A Teletel, rede alimentadora dos terminais da MINITEL, acabou conquistando a França e sendo usada na grande maioria dos lares franceses. Todo esse sucesso deve-se ao comprometimento do governo francês e também porque seu uso era simples, objetivo e acessível ao cidadão comum. Depois se introduziu a rede de bate papo que acabou sendo uma grande descoberta. Com o tempo o serviço francês ofereceu a opção de uma Internet paga e a nível mundial. As vantagens que isso trouxe permanecem até os dias de hoje. Muitos computadores são portáteis, se comunicam entre si sem necessidade de sistema operacional próprio.
 O poder de processamento, os aplicativos e os dados ficam armazenados nos servidores da rede, e a inteligência da computação fica na própria rede: os sítios da Web se comunicam entre si e tem à disposição o software necessário para conectar qualquer aparelho a uma rede universal de computadores, permitido que a rede se tornasse um verdadeiro sistema de processamento de dados. A lógica do funcionamento de redes, cujo símbolo é a Internet, tornou-se aplicável a todos os tipos de atividades, a todos os contextos e a todos os locais que pudessem ser conectados eletronicamente. O surgimento dessas novas tecnologias, principalmente a famosa Internet, um meio de comunicação que além de beneficiar quem a explora, acaba fazendo do mundo um sistema bastante avançado, com vantagens e técnicas para a melhoria do contato, da produção e do conhecimento.




As informação aqui prestadas podem ser encontradas no livro de Manuel Castells, A sociedade em rede (1999), neste o autor procura apresentar como ponto inicial a revolução da tecnologia da informação analisando a complexidade da nova economia, sociedade e cultura em formação.

2 comentários:

Marília Sampaio disse...

A internet surgi como meio de fecilitar a vida e comunicação das pessoas, mas com o surgimento de comunidades sociais esse uso foi alterado e hoje existem até dependentes!!
o homem sempre consegue destruir algo bom e transforma-lo em algum ruim, acho que é por isso aquele velo ditado "na natureza nada se perde tudo se transforma".

Unknown disse...

Realmente Marilia Alana. Muitos utilizam a internet como uma ferramenta de interação e aprendizagem, porem, muitos não remetem o controle ao seu uso, prejudicando tão somente a si mesmos. Obrigada pelo post!! Abraços